
O dia começou escuro e a chuva não tardou a fazer-se sentir e ainda a caminho de Barroselas, as 6 "Raposas" inscritas, mais um dos "Raposinhas" (ou piloto da Bikezone? A dúvida subssiste...) e os dois colegas da Bikezone de Barcelos, já lamentavam as condições metereológicas e em tom de brincadeira ameaçavam não alinhar no passeio.

Após uma pequena palestra com vista ao bom desempenho e comportamento de todos os participantes, os cerca de 250 ciclistas presentes fizeram-se ao caminho.
Debaixo de chuva intensa e ao contrário do que seria de esperar, alguns "betetistas" imploravam pela chegada das primeiras subidas para aquecer o corpo.
A parte inicial do percurso não tinha dificuldades de maior. Aqui e ali com uma subidinha mais acentuada, num misto de terra e empedrado, com uma bonita passagem sobre o rio Neiva através de uma ponte de madeira feita pela organização na manhã do dia anterior.


Por volta do km 20, após a passagem pela Vacaria e da subida ao Monte de Portela de Susã, eis-nos chegados ao abastecimento alimentar. Já com uma apetitosa sandes de queijo com marmelada na mão e com um ar muito sério perguntei a umas senhoras que lá se encontravam a ajudar "...somos os primeiros?". As senhoras soltaram uma enorme gargalhada à qual eu respondi "...não se riam. Já vou na segunda volta e se os meus colegas se despacharem vou dar a terceira!". As senhoras, um pouco incrédulas, de pronto responderam"...vê-se logo que não são de cá porque os de cá não chegam à terceira!". Que lindo comentário e que bem que me fez ao ego...
Posto isto, era tempo de nos fazermos novamente ao caminho. A subida ao Monte de Vitorino contemplou todos os participantes com belíssimas paisagens e excelentes trilhos. Já a descer, a adrenalina subiu e a "maluqueira" apoderou-se das "Raposas".


Mais tarde, já no hospital de Viana do Castelo, as suspeitas de fracturas foram afastadas. Como bons portugueses é caso para dizer "do mal o menos...".
Mesmo assim, quem anda nisto sabe que as quedas fazem parte e o dia saldou-se por mais uma excelente jornada de BTT.

As outras "Raposas", mais dadas à velocidade e aos longos percursos, nitidamente agradadas, deram o tempo por bem empregue.
Mesmo assim, quem anda nisto sabe que as quedas fazem parte e o dia saldou-se por mais uma excelente jornada de BTT.


Parabéns ao pessoal de Barroselas pela boa organização e obrigado aos colegas do Rio Neiva BTT pelo apoio dado ao Carlos.
Foi pena o mau tempo...
2007/05/31, Joca