
Com a opção por duas distâncias, 80 ou 50 kms, este é já um evento consolidado no panorama "betetista" nacional. Para tal contribuiu com toda a certeza as anteriores boas organizações deste grupo. A prova disto mesmo foi a presença de cerca de duas centenas de participantes, oriundos de vários pontos do país, desde Viana do Castelo ao Algarve. E claro, como não poderia deixar de ser, uma significativa representação das "Raposas" com dez elementos. Três (Armindo, Francisco e Olavo) optaram pelo percurso mais longo e os restantes (Carlitos, Emigrante, Costa, Joca, Jorge, Miguel Costa e Quinzé) decidiram-se por um passeio mais tranquilo.

Terminada a pedalada, cerca das 14h foi o momento de dar início ao churrasco que dava nome a esta maratona. Todos os participantes puderam então recarregar baterias com as variedades gastronómicas apresentadas.
Mas um dos momentos altos estava para vir. A realização do sorteio de vário material de BTT culminou com a entrega do 1º prémio, uma bicicleta Orbea, à "Raposa" Quinzé. A emoção foi enorme e contagiante e o prémio bem merecido.
No final, foi comum a opinião de agrado e a satisfação de todos os participantes, dos mais anónimos aos mais conceituados. Para o ano, esperamos mais uma vez poder contar com a realização desta maratona que por certo continuará a trazer às terras de Barcelos muitos aficionados do BTT. A riqueza das paisagens, a gastronomia e as boas gentes minhotas assim o exigem.
Parabéns à organização. Como é já apanágio do Núcleo Desportivo da Silva, estiveram impecáveis.
Até breve.
11/06/2007, José Costa