m o u n t a i n.....b i k e.....t e a m
b a r c e l o s.....p o r t u g a l
.
.
CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES
.
.
.
.
raposasmbt@maisbarcelos.pt
.
.

.
.
.
.
.

segunda-feira, abril 23, 2007

V Encontro Luso-Galaico Esposende, 22/04/2007

No dia 22/04/2007, realizou-se na cidade de Esposende, a maratona BTT do V Encontro Luso-Galaico. A edição deste ano contou com a participação de cerca de 1200 participantes, distribuídos por dois percursos, um de 45 km (anunciados, já que na realidade foram sensivelmente 57) e outro de 90 km.

As "Raposas" fizeram-se representar com os seguintes elementos: Francisco, Miguel Costa, Armindo, Quinzé, Jorge, Carlos Carvalho, Joca, Costa e Olavo. À excepção do Olavo, forçado a desistir devido a diversos problemas técnicos, todos terminaram o percurso de 90 km, tendo a participação do miúdo Juliano Araújo, afilhado das "Raposas", merecido nota de relevo pela sua excelente e admirável prestação no exigente percurso.
A maratona teve início pelas 9h30m com uma pequena volta de promoção pela cidade de Esposende. Com um percurso bastante rolante, os primeiros 20 km foram feitos a um ritmo alucinante.

Mais ou menos ao km 12, o Olavo partiu pela primeira vez a corrente, tendo as "Raposas" Costa, Jorge, Carlos Carvalho e Joca, parado para prestar a assistência necessária à resolução do problema. Após uma paragem de 20 minutos, havia que apressar a pedalada pois tinhamos que estar no km 32 antes do meio dia para aí fazer a opção pelo percurso de 90 km, ainda dentro do tempo previsto pela organização.
Aos 20 km, a íngreme subida ao monte de Faro, provocou algum atraso e fadiga.

Chegados ao abastecimento do km 32, e já com o Olavo há muito fora da vista, as 4 "Raposas" mais atrasadas resolveram fazer o percurso longo todos juntos, minorando assim o esforço.

O próximo desafio a vencer seria as duas subidas e descidas no monte de S.Gonçalo. O calor que se fez sentir pelas 12/15 horas, assim como a ausência de vegetação que fornecesse alguma sombra, foi provocando alguns estragos. Apesar de por momentos todos sentirem muita dificuldade, os desafios foram-se superando um a um, com muita calma e companheirismo.

Após uma fantástica descida do monte de S.Gonçalo, o cansaço acumulado já era muito e as "bikes", ganhavam por vezes vida própria, não obedecendo aos nossos comandos.

Continuamos então por percursos de relevo menos acentuado.

Já nas margens do Rio Neiva, os participantes foram presenteados com magníficos trilhos, em paisagens verdejantes e águas límpidas, fazendo juz ao slogan da organização: um privilégio da natureza. Também é disto que se trata o BTT.

O restante percurso fez-se junto ao litoral, "zig-zagueando" entre campos de cultivo onde a grande dificuldade eram os pisos arenosos. Estes prejudicavam o andamento dos "bikers" menos técnicos, provocando também algumas quedas, felizmente sem consequências e algumas até hilariantes.

Na linha de meta, uma enorme e ruidosa claque aguardava pacientemente a chegada das 4 "Raposas", alimentando e engrandecendo, de forma bem merecida, o nosso ego cansado.
A organização merece, no geral, nota positiva. O percurso estava bem marcado. Os abastecimentos estavam bem colocados e em distâncias acertadas, pecando apenas e eventualmente pela falta de variedade. Ainda no que diz respeito à alimentação, não faz sentido que os participantes, principalmente os que chegam mais cedo, tenham que esperar horas a fio para poderem usufruir da refeição no final da actividade. Este aspecto pode fácilmente ser revisto e corrigido, evitando também que as bifanas fossem servidas frias. No aspecto da segurança, a Cruz Vermelha fez-se notar em todo o percurso, embora que só nos pontos de abastecimento.

Por fim, um agradecimento especial para o muito público que apareceu no percurso, principalmente na parte da manhã. Foi verdadeiramente emocionante e empenhado no apoio aos participantes, o que também já é apanágio desta prova.

E os galegos?! Alguém os viu?!

2007/04/24, Joca


Os nossos afilhados já nos seguem os passos:
"RAPOSINHAS" NO PASSEIO JÚNIOR DO V ENCONTRO LUSO-GALAICO

No dia 21 de abril de 2007, participei com o grupo de BTT da Escola E.B.2,3 de Manhente (os Bike+) e mais 3 colegas da minha turma (Luís, José Alberto e Miguel) no Passeio Júnior do V Encontro Luso-Galaico, em Esposende.

O passeio tinha sensivelmente 17 km e 74 inscritos. O percurso não tinha um grau de dificuldade elevado, tinha era muita estrada. Na minha opinião, o percurso do ano anterior foi muito mais fixe. Tinha mais trilhos o que dava para curtir melhor. De qualquer das formas foi porreiro.

Durante o passeio ocorreram alguns incidentes curiosos: um caixote do lixo não se desviou quando um betetista ia a passar; uma subida que provocou estragos, sendo necessário dar água a um ciclista em estado aflitivo; o pessoal com menos força nas canetas tinha que ir de elevador nas subidas, ou seja, tinham que ser empurrados pelos simpáticos guias!!!

Os croissants e os sumos servidos no reforço estavam altamente.

No final, como não podia deixar de ser, houve um sprint até à meta.

No local de partida/chegada estava instalada uma parede de escalada e também um rapel o que deu para o pessoal se entreter.

2007/04/28, Duarte Fernandes

2 comentários:

Tina Di Mauro disse...

Very interesting blog!
Kisses

Anónimo disse...

E os Galegos? Por acaso sempre me perguntei todos os anos pelos Galegos, mas este ano vi realmente um carro com matrícula espanhola e com bicicletas no tejadilho, presumo que tenham participado no evento...:)

Um abraço.