m o u n t a i n.....b i k e.....t e a m
b a r c e l o s.....p o r t u g a l
.
.
CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES
.
.
.
.
raposasmbt@maisbarcelos.pt
.
.
.
.
.
.
.

quinta-feira, março 29, 2007

5º BTT Serra do Gerês, 24/03/2007

O Gerês dispensa qualquer tipo de apresentação. É naturalmente um dos mais belos locais de Portugal. As deslumbrantes paisagens, os cursos de água rompendo a montanha, os magníficos trilhos por montes e vales e outras belezas naturais ímpares no nosso país, fazem deste destino um local de eleição para a práctica do BTT.
Com uma enorme vontade de usufruir de tão imensa dádiva da natureza, três "Raposas" (Joca, Jorge e Carlos Emigrante) participaram no dia 24 de Março de 2007 no 5º BTT/1ª Maratona Serra do Gerês.

A presença de apenas cerca de 100 participantes gorou à partida todas as espectativas de participação, fruto principalmente do elevado custo da inscrição. A oferta organizativa não justificava à partida os 25 € exigidos, facto que se veio realmente a confirmar.
O percurso, de elevada exigência física, apesar da passagem por zonas verdadeiramente magníficas, revelou-se monótono e desinteressante quando sensivelmente a partir dos 25 km se limitou a estradões de terra batida e algum asfalto. Comparando, por exemplo, com a edição do ano anterior, foi uma enorme decepção.
Sendo a actividade composta por um passeio e uma maratona, o percurso de ambos era coincidente até ao final do passeio, ou seja, até aos 40 km. Aqui, todos os participantes podiam optar por prosseguir para a maratona, percorrendo mais 25 km, ou dirigir-se para a meta, situada na Marina do Rio Caldo.Conhecendo de antemão as características do percurso da maratona (mais do mesmo), as "Raposas" Joca e Jorge decidiram concluir o passeio tendo o Carlos Emigrante, ainda sob o efeito do já famoso choque vitamínico, optado pela maratona.
No final, tudo correu pelo melhor. O Gerês convida sempre a voltar mas a organização terá que rever e corrigir uma série de aspectos, sob pena de futuras edições, a existirem, estarem desde logo condenadas ao insucesso.

2007/03/29, Joca

quinta-feira, março 08, 2007

2º Passeio BTT da Silva, 04/03/2007

Pois meus caros, desta feita tocou-me a mim fazer o relatório da participação das "Raposas" na actividade que no Domingo, 4 de Março de 2007, foi organizada pela secção de BTT do Núcleo Desportivo da Silva - "Silvabikers".

Como habitualmente, as "Raposas" juntaram-se na Casa do Café e, quando lá cheguei, já me aguardavam o Carlos Emigrante e o Joca, chegando entretanto também o Quinzé, o Jorge e o Carlos Carvalho. E lá nos pusemos a caminho da Silva onde as restantes "Raposas" se viriam a juntar a nós, nomeadamente o Miguel "Raposa Mor", o Armindo e finalmente o Miguel Costa, o Olavo e o Francisco.

O Passeio teve início junto ao Centro Social da Silva, para um trajecto de aproximadamente 30 km, passando pelas freguesias de Lijó e Carapeços (percorrendo em parte os Caminhos de Santiago) em direcção a Campo, Alheira (a meio do percurso onde foi fornecido o reforço alimentar), seguindo para Roriz, com passagem por São Lourenço, Monte do Facho e novamente de volta a Lijó para terminar na Silva.

Tivemos a companhia de ilustres convidados mas também da chuva que, apesar de não ter sido chamada, apareceu e pode dizer-se que veio para ficar, acompanhando-nos com abundância durante todo o passeio (fazendo lembrar Vinhais, para quem já tivesse esquecido). Mas nada que incomode um habituado "betetista".

E deste modo ficou cumprida mais uma jornada de alguma dureza, essencialmente por força das condições climatéricas, um tanto ou quanto adversas, com direito a algumas quedas e bastante lama. O BTT é isto mesmo.

Para terminar, uma mensagem de parabéns à organização pela qualidade do trajecto e da logística, aliás já habituais no Núcleo Desportivo da Silva, que naturalmente prometem para a 2ª Maratona do Porco Assado. Uma prova a não perder.

2007/03/07, José Costa