segunda-feira, novembro 26, 2007
segunda-feira, novembro 12, 2007
1ª Rota dos Monumentos Cidade de Barcelos, 11/11/2007
No dia 11 de Novembro de 2007 realizou-se em Barcelos um passeio de cicloturismo, promovido pela Rodribike, denominado "1ª Rota dos Monumentos Cidade de Barcelos".
As Raposas, quase na sua maioria, não poderiam deixar de participar nesta actividade. Tratava-se de uma organização "caseira", portanto merecedora da nossa presença e apoio.
A manhã estava muito fria e o pelotão composto por cerca de 350 participantes, entre os quais muitos amigos e algumas figuras do panorama nacional, desesperava pelo momento de partida que entretanto se atrasava considerávelmente.
O percurso de 30 km não apresentava dificuldades de maior. Pecou talvez por se realizar quase integralmente em estradas com bastante movimento. A dispersão dos participantes que entretanto se foi verificando levantou algumas dificuldades ao trânsito e à própria segurança dos ciclistas.
No monte da Franqueira, porventura a única dificuldade apresentada aos participantes, foi fornecido um óptimo reforço alimentar composto por sandes mistas, croissants, fruta e diversas bebidas.
A descida para Barcelos recomendava prudência visto ser muito fácil atingir velocidades elevadíssimas o que, com o grupo compacto, poderia criar alguns problemas. Alguns "artistas" ainda se aventuraram a fazer parte da descida pelas antigas escadarias. Mais radical sem dúvida!
À chegada, os participantes que resistiram até ao final, tinham à sua espera umas castanhas bem quentinhas para abrir o apetite para o almoço.
Uma palavra de apreço ao Zé Rodrigues e a todos quantos com ele idealizaram e participaram na organização desta actividade.
12/11/2007, Joca
VI Rota do Mosteiro, 10/11/2007

O passeio guiado, com uma distância de cerca de 35 km, sem grandes dificuldades físicas ou técnicas, contou com a presença de aproximadamente 150 participantes e percorreu essencialmente trilhos e caminhos pelo litoral e nas margens do Rio Neiva. Pela sua beleza natural, esta é uma zona de excelência para os amantes do BTT.
Para quem participou em anteriores edições não é surpresa este não ser um passeio dado a grandes prestações físicas. Privilegia-se o convívio e a paixão pela natureza e pelo BTT. Assim tem acontecido e este ano não fugiu à regra. Reinou a descontracção, num ambiente divertido. Os trilhos excelentes e a paisagem lindíssima.
No final, um "farto repasto" esperava todos os participantes. Os fabulosos pães com chouriço ou mistos, as moelas e o caldinho verde, bem regados pelo tintol da terra, culminam da melhor forma mais uma actividade de sucesso comprovado pelas sucessivas edições.
Um abraço ao Zé da Viabike e a todos quanto participaram e organizaram este passeio. Bem hajam e até breve.
12/11/207, Joca
terça-feira, novembro 06, 2007
Tour da Castanha, 04/11/2007
Ás 6 horas da manhã do dia 4 de Novembro de 2007 as Raposas Joca, Anjo e Quinzé, fizeram-se à estrada com destino a Vinhais, onde de véspera já se encontrava uma outra, o Costa. O objectivo era participar no passeio BTT denominado "Tour da Castanha 2007".
A viagem decorreu sem sobressaltos e passadas 2 horas e meia eis-nos chegados ao nosso destino. Após satisfazer algumas necessidades fisiológicas e enquanto esperávamos pela Raposa Costa, que entretanto já nos tinha levantado os dorsais, fizemos conversa com alguns habitantes locais. O tema foi escolhido ao acaso: gastronomia...
À partida, onde Barcelos se fazia também representar por alguns elementos dos "Noddy's" e dos "Silvabikers", comentava-se as excelentes condições meteorológicas que se faziam sentir, principalmente em relação à edição do ano anterior que foi feita debaixo de uma enorme tempestade.
O percurso da maratona e da 1/2 maratona era comum até sensivelmente aos 30 km, dos quais os 8 primeiros eram a subir. Neste caso, quando digo a subir digo mesmo a subir...
A partir daqui o percurso desenrolou-se por montes e vales de extrema beleza natural. O sobe e desce constante, num perfeito efeito carrossel, por trilhos verdadeiramente fantásticos, apesar de apresentar alguma dificuldade, deixava em todos os participantes um sorriso de orelha a orelha.
Por volta dos 25 km, foi oferecido um abastecimento alimentar do qual haveria muito para dizer... Só para ficarem com um cheirinho devo lembrar que Vinhais, além das castanhas, é também conhecida pelos seus enchidos regionais. Não faltava nada. E mais não digo...
Na segunda parte do percurso, a paisagem alterou-se significativamente. Os montes e vales de inclinação acentuada deram lugar a uma espécie de planície, assim do tipo alentejano, mas com castanheiros em vez de chaparros. Confesso que os últimos 10 km me deram uma enorme e particular satisfação. As belíssimas cores de outono num dia de sol radioso conjugadas com os fantásticos trilhos percorridos pelo meio dos castanheiros foram uma mistura estonteante e de enorme raridade.
Chegados ao final, e após 40 e poucos km, era hora do merecido banho, da máquina e do homem.
Para terminar foi servido o almoço. Da ementa constava feijoada, vitela e caldo verde. Desta vez o Costa, "O Rei do Caldo Verde", ficou-se pelos quatro. Muito aquém do seu recorde pessoal!
Antes do regresso a Barcelos, e como não poderia deixar de ser, fizemos uma pequena visita à "Feira da Castanha" que entretanto decorria nesse fim de semana. E ora bem, castanhas para toda a família...
À organização e a todos os seus colaboradores os meus mais sinceros parabéns. Foi verdadeiramente gratificante participar nesta actividade e, se alguma coisa falhou, eu nem me apercebi tal foi a intensidade com que vivi esta experiência.
08/11/2007, Joca
Subscrever:
Mensagens (Atom)