m o u n t a i n.....b i k e.....t e a m
b a r c e l o s.....p o r t u g a l
.
.
CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES
.
.
.
.
raposasmbt@maisbarcelos.pt
.
.

.
.
.
.
.

segunda-feira, setembro 24, 2007

III Maratona Rota do Presunto, 23/09/2007

No dia 23 de Setembro de 2007, realizou-se na cidade de Chaves a III edição da Maratona Rota do Presunto. A excelente organização do ano transacto criava em todos nós uma enorme vontade e expectativa para a participação deste ano.

Foi portanto na certeza de mais um dia bem passado que cinco Raposas (Joca, Jorge, Olavo, Francisco e Anjo) e o colega Carlos da Bikezone de Barcelos se fizeram à estrada, pelas 6h30m da manhã, rumo a Chaves onde já se encontravam mais duas Raposas (Costa e Quinzé) que fizeram a viagem de véspera.

Os bons acessos a Chaves são já uma realidade. Cerca de 1h10m após a nossa saída de Barcelos, eis-nos chegados ao nosso destino. Com calma, reforçámos as nossas reservas alimentares, montámos o material e fomos para a zona de partida.

As caras conhecidas eram mais do que muitas. Barcelos estava também representado por alguns elementos dos Silvabikers e dos Noddys, presença dos quais éramos de certa forma responsáveis por tão bem termos falado da II edição.

Após uma ligeira volta de apresentação pelas principais artérias da cidade de Chaves, foi dada a partida para aquele que viria a ser um dia memorável.

Aos participantes, quase seis centenas, foi dada a opção por duas distâncias, maratona e meia-maratona, de 77km e 50km, respectivamente. O Olavo e o Francisco optaram pelo percurso longo enquanto que as restantes Raposas se ficaram pelos 50km. E, logo de início, o Francisco, o Olavo e o Quinzé adoptaram um andamento livre. As outras Raposas concertaram esforços e claro muita diversão.

A passagem nas belíssimas aldeias do interior, intactas na sua ruralidade, as suas gentes simples, muito acolhedoras, geram sempre momentos de enorme emoção. Este foi o clima ideal para podermos desfrutar deste passeio na sua plenitude. As nossas brincadeiras foram sempre bem acolhidas e por vezes obtiveram surpreendentes respostas. Obrigado Sr.João pela "vinhaça".

Nos abastecimentos, "valha-nos Deus". Do que havia não faltava nada e olhem que havia muito, e bom!!!

No que diz respeito ao percurso, embora com algumas passagens por asfalto, perfeitamente normal, foi na minha opinião bem mais agradável de que o da edição de 2006. As principais dificuldades do ano anterior teriam sido o calor e a aridez dos trilhos. Este ano a temperatura estava óptima e os trilhos eram lindíssimos. O percurso era acessível. Subia quanto baste e tinha uma ou duas descidas bem longas onde era necessário ter alguma atenção à velocidade.

À chegada, a opinião era generalizada: excelente.

A hora era então de guardar as "bikes" e tomar um banho pois havia ainda uma série de iguarias e uma bela feijoada à nossa espera.

O BTT também é isto, o convívio com outras gentes, o contacto com outras terras e o conhecimento de outros costumes e tradições. Este foi o espírito que norteou a nossa participação. Chaves foi, para nós pelo segundo ano, o local onde tudo isto foi possível.

À organização os nossos parabéns. Contem connosco para o ano. Este é o nosso melhor elogio.

2007/09/27, Joca






1 comentário:

João XXI disse...

Estou a aguardar com espectativa, a reportagem das rapozas acerca da especacular maratona de Chaves. Quero no entanto salientar a todos os visitantes deste blog, que não participaram neste evento para não perderem a próxima edição, pois é cada vez mais fácil chegar a Chaves, e o espirito desta maratona é diferente, pelas pessoas, pelos percursos e pela gastronomia, não percam a próxima edição.